Indicado por Bolsonaro, o ministro do STF André Mendonça participou, nesta sexta-feira (19/5), em São Paulo, de jantar promovido pelo Prerrogativas, grupo de advogados progressistas e alinhados ao governo Lula.
O jantar, que aconteceu na casa do advogado Roberto Podval, foi organizado pelo coordenador do Prerrogativas, o também advogado Marco Aurélio de Carvalho, amigo pessoal do atual presidente da República.
Oficialmente, o evento foi organizado pelos advogados a pretexto de marcar o período de um ano de André Mendonça como ministro do Supremo, completados desde 16 de dezembro de 2022.
O real objetivo dos advogados com o jantar, contudo, é tentar estabelecer pontes de diálogo com um ministro do STF considerado “bolsonarista” e que tem um perfil conservador.
A ideia do coordenador do Prerrogativas é deixar claro a Mendonça que, apesar das divergências em temas de costumes, o grupo tem disposição para dialogar com o ministro e buscar pontos convergentes.
Além de advogados do grupo, o jantar deve reunir ministros do governo Lula, como Jorge Messias (AGU), e personalidades do judiciário, como o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.
Nunes Marquees
A ideia do Prerrogativas é também realizar um encontro semelhante com Nunes Marques, igualmente indicado por Bolsonaro para o STF. Até agora, advogados do grupo tiveram apenas reuniões individuais com o ministro.
Os juristas do Prerrogativas, que nasceu em 2014 para se contrapor à Lava Jato, também buscaram aproximação recentemente com os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, considerados favoráveis à operação.
0 Comentários