A bancada de deputados do União Brasil se reúne na tarde desta terça-feira, 12, a portas fechadas para discutir o futuro do deputado Luciano Bivar (PE). O encontro ocorre após a casa do presidente da sigla, Antônio Rueda, ser incendiada em Pernambuco.
Como mostramos, a defesa de Rueda suspeita do envolvimento de Bivar no caso do incêndio. O deputado, no entanto, afirma que as acusações são “ilações” e prometeu processar o presidente do União Brasil por “tráfico de influência”.
Apesar das investigações ainda estarem em curso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, indicou que vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do mandato de Bivar. Integrantes do União Brasil admitem nos bastidores que a manutenção da filiação do deputado na sigla está se torna “insustentável”.
A avaliação é de que o deputado, que comandava o partido desde a fusão do DEM com o PSL, pode ser expulso. O movimento seria uma forma de pacificar o partido depois da perda de apoio total ao nome de Bivar entre os correligionários.
Disputa
pelo comando do União Brasil
O caso acontece em meio ao cenário de disputas pelo comando da sigla e após duas casas de Rueda serem incendiadas no litoral de Pernambuco. Segundo o advogado de Rueda, Paulo Catta Preta, o caso foi remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) após diversas ameaças do deputado contra seu cliente.
“Essa representação criminal levou a instauração de um procedimento que agora está pendente da autorização do Supremo Tribunal Federal”, disse Catta Preta.
O advogado Antônio de Rueda foi eleito por unanimidade presidente do União Brasil, pela executiva do partido, em 29 de fevereiro. A eleição se deu após um embate nos bastidores contra Luciano Bivar, seu antigo aliado.
A chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero.“É um dia de muita alegria para o partido. Nosso projeto, a partir de agora, está mais fortalecido do que nunca”, afirmou Rueda no dia da vitória.
Um
dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União
Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores e atualmente
ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo,
Comunicações e Desenvolvimento Regional.
Wesley Oliveira
0 Comentários