A convenção municipal do Partido Progressistas (PP), na noite desta segunda-feira (11/03), no Recife, foi capaz de unir no mesmo espaço adversários da política pernambucana. Lideranças dos dois principais grupos locais estiveram no diretório regional da legenda, no bairro do Pina. Representantes da gestão estadual, como a própria governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e do PSB, maior opositor da tucana, prestigiaram o ato. Pelo lado socialista, chegaram juntos ao evento o deputado federal Pedro Campos (PSB), o presidente estadual da legenda, Sileno Guedes, e o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB).
Além disso, também participaram do encontro, entre vários políticos, o ministro do Esporte, André Fufuca (eleito deputado federal pelo PP em 2022); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB); o deputado federal Fernando Filho (União Brasil); o secretário de Turirmo do Recife, Antônio Coelho; o prefeito de João Pessoa, na Paraíba, Cícero Lucena (PP); e o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).
O ato oficializou o deputado federal Lula da Fonte como novo presidente do diretório municipal da legenda. Lula da Fonte é filho de Eduardo da Fonte, deputado federal e presidente estadual do PP. A participação de tantos políticos de diferentes colorações partidárias mostrou que o apoio do PP vem sendo disputado por todos os lados em Pernambuco, sobretudo para as eleições deste ano. Ainda não há definição de qual candidato receberá a colaboração da legenda no Recife.
"Na nossa convenção, há dois anos, eu falei que a gente não se dividia, se somava. Mas hoje, a resposta certa é que a gente se multiplica e a prova são todos vocês que estão aqui nesta noite", afimou Lula da Fonte. Eduardo da Fonte ressaltou que o momento era de "gratidão" e que via a chegada do filho na presidência municipal do PP "com muita felicidade e alegria".
Acompanhada dos secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça, e de Turismo, Daniel Coelho, além do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, Raquel Lyra comentou a relação com o partido. "O PP tem sido parceiro desde o primeiro dia do nosso governo, aliás, antes disso, já no segundo turno demonstrou apoio e solidariedade e vem nos ajudando", afirmou. Questionada se pretende dar mais espaço à legenda na gestão ela disse que "o diálogo com o PP é permanente". "A gente vai sempre estreitando cada vez mais a nossa relação, mas sempre num ambiente de muita reciprocidade de quem tem trabalhado de maneira intensa para garantir Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás."
Já o
deputado federal Pedro Campos ressaltou que o ato teve a presença de amigos e
pessoas que torcem pela caminhada de Lula da Fonte. Sobre um possível apoio do
PP à reeleição do prefeito João Campos (PSB), ele disse: "o prefeito vem
discutindo com os partidos, o PP fez parte da base do governo durante muito
tempo e é natural que tenham conversas, como o próprio Lula da Fonte deixou em
aberto a possibilidade de dialogar com o PSB, não só no Recife, mas em vários
municípios, com a condução de Dudu (da Fonte), apesar de estarmos em palanques
distintos do pondo de vista estadual. O PP é base da governadora e nós somos
oposição", declarou Pedro Campos.
Por Larissa Rodrigues
0 Comentários