O deputado federal Duarte Jr. (PSB) apresentou neste sábado, 19, ao Ministério Público Federal uma denúncia sobre a palestra com a historiadora Tertuliana Lustosa na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), marcada por uma performance de caráter erótico.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que, “como ex-aluno da UFMA, professor e defensor de uma educação pública de qualidade, não posso ficar de mãos atadas diante deste episódio”.
Duarte Jr. afirmou ter apresentado a denúncia para que o MP apure se houve uso de recursos federais na apresentação, que, segundo ele, não condiz com as práticas de conhecimento crítico e científico da universidade.
“Cabe ressaltar que sou a favor da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento, da liberdade de cátedra, mas o que aconteceu foge completamente disso e nos afasta de pautas fundamentais para o real desenvolvimento da educação, especialmente no que diz respeito à inclusão e à diversidade”, acrescentou.
Na última quinta-feira, durante uma palestra promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política – GAEP, a influenciadora digital de esquerda subiu em uma cadeira, levantou o vestido e expôs as suas partes íntimas. No final da performance, ela disse: “Educando com o c.”. Ela é autora da música “Murro na costela do viado”, do grupo “A Travestis”.
A apresentação ocorreu durante a mesa-redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”.
A palestra gerou desconforto na comunidade acadêmica. A UFMA foi obrigada a emitir uma nota de esclarecimentos sobre o caso e afirmou que a cena foi “desapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava”.
A universidade instaurou um procedimento administrativo para
investigar a responsabilidade pela palestra.
0 Comentários