PL fica em primeiro lugar em votos para prefeitos no Brasil

 

          

Impulsionado por uma onda conservadora renovada, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, somou 15,7 milhões de votos nas eleições para prefeito em todo o país, o maior número registrado no primeiro turno das eleições de 2024. O resultado levou a legenda a conquistar cerca de 500 prefeituras no primeiro turno, além de colocar seus candidatos para disputar o segundo turno em nove capitais e outras grandes cidades. Por outro lado, partidos do Centrão, como PSD, MDB, PP e União, acabaram levando mais prefeituras que o PL, mesmo com um total de votos menor.

A soma de votos do PL nestas eleições para prefeito, conforme levantamento do portal Poder360, é mais de três vezes maior do que o alcançado pela legenda em 2020 (4,5 milhões de votos). O PSD conquistou 14,5 milhões de votos para prefeito em 2024, ficando em segundo lugar. Já o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obteve 8,9 milhões de votos para prefeito, segundo o levantamento.

O PL também está comemorando a eleição de dez prefeitos entre as maiores cidades do país, com mais de 200 mil eleitores, sendo a legenda com melhor desempenho nesse recorte. Das 50 disputas definidas já no primeiro turno, o PL ficou com 10: Rio Branco, Maceió, Cascavel, Foz do Iguaçu, Jaboatão dos Guararapes, São Gonçalo, Blumenau, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. A sigla também conseguiu levar mais 23 candidatos para o segundo turno em outras grandes cidades, ficou à frente do PT na maioria das capitais.

O analista político e advogado Manuel Furriela acredita que o grande número de votos mostra que o PL deverá sair do processo eleitoral de 2024 fortalecendo-se como a grande força de oposição a Lula, dando o tom de como será o processo eleitoral em 2026. “É uma consolidação da direita conservadora. O PL sai fortalecido, liderando a oposição e dando sinal que a direita conservadora conquistou novas regiões, com nova influência”.

Apesar do avanço do PL, partidos do Centrão lideram em número de prefeituras conquistadas nas eleições deste domingo (6).

Partidos do Centrão conquistam mais prefeituras

O PSD, comandado nacionalmente por Gilberto Kassab, saiu na frente elegendo prefeitos em 882 cidades até o momento. O número representa um crescimento de cerca de 35% em relação ao pleito de 2020, quando o partido teve 654 eleitos. Nas capitais, o PSD reelegeu três prefeitos ainda no primeiro turno: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro; Eduardo Braide, em São Luís, e Topázio Neto, de Florianópolis - este último teve o apoio de Bolsonaro. 

Gazeta do Povo

Postar um comentário

0 Comentários