O PSD e o MDB se consolidaram, neste domingo, como os partidos que conseguiram eleger o maior número de prefeitos em 2024.
Após as disputas nas cidades em que houve segundo turno, o PSD de Gilberto Kassab termina o pleito comandando 885 cidades; o MDB, de Baleia Rossi e Ricardo Nunes, vai administrar 853 municípios no ano que vem. O PP, de Ciro Nogueira, terá 746 prefeituras.
União Brasil terá 583 prefeituras, enquanto o PL de Jair Bolsonaro terá 516 e Republicanos outras 433.
O PT termina as eleições de 2024 com 252 prefeituras. Ao contrário de 2020, a sigla ao menos conseguiu eleger um prefeito de capital: Evandro Leitão, em Fortaleza. Neste domingo, o partido também conquistou as prefeituras de Camaçari (BA), Mauá (SP) e Pelotas (RS).
O MDB comandará cinco capitais; o PSD outras cinco; o União Brasil terá o controle de quatro capitais, assim como o PL. O PP e o Podemos terão duas cada.
O destaque do PSD no segundo turno foi a eleição de Fuad Noman em Belo Horizonte. O partido também elegeu o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
O destaque do MDB foi a eleição de Ricardo Nunes em São Paulo. É a primeira vez que o partido conquista a maior cidade do país. E em Porto Alegre, a sigla elegeu Sebastião Melo. O União Brasil venceu em cidades como Natal, com Paulinho Freire. O destaque do PL neste domingo foi a eleição de Abilio Brunini como prefeito de Cuiabá.
Como
foi o desempenho dos partidos do primeiro turno?
No primeiro turno, o PSD elegeu 877 prefeitos eleitos. Dentre eles, o mais notável foi o caso do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reeleito com mais de 60% dos votos.
O
segundo partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno foi o MDB, com 832.
Na sequência, vieram PP (711), União Brasil (605), PL (510) e Republicanos
(430).
0 Comentários