Pelo menos dois nomes despontam no PT como favoritos para preencher a cadeira de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), exigida pelo partido ao negociar apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) ao posto de presidente da Câmara, a partir de 2025.
Segundo a Folha de S.Paulo, os deputados Odair Cunha (PT-MG, à esquerda na foto) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) entraram com mais força na disputa pela vaga, cujo salário bruto é de cerca de 40 mil reais, mas há outros nomes na mesa, como os dos ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.
O partido, por sua vez, nega que a disputa interna pela boquinha no TCU já tenha começado.
Lira indica negociação envolvendo vaga no TCU
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista à Folha publicada na sexta-feira, 1º, que a bancada do PT fez a seguinte exigência para apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta, na disputa pelo comando da Casa: uma vaga no TCU.
“Acho que é lícito, mas [ainda] não tem a vaga. Se houver, o PT solicitou, sim, a indicação da bancada deles. Eles reclamam politicamente que nunca tiveram um representante no TCU e, quando tiveram candidatos, não tiveram êxito no plenário, que é a segunda etapa”, disse Lira.
“Com o PT, sim [houve compromisso]. De eles indicarem a vaga no TCU”, acrescentou Lira.
Odair Cunha confirma
Líder do PT na Câmara, o deputado Odair Cunha confirmou:
“TCU foi colocado no bojo desse conjunto de preocupações, intenções, que a bancada sente-se no direito de reivindicar. O TCU não foi um elemento central da decisão. A governabilidade e a estabilidade institucional com uma disputa menos acirrada na Casa foram fundamentais”, disse Cunha em entrevista ao jornal O Globo.
As vagas para o TCU
Duas vagas para o TCU serão abertas até o ano de 2027 com as aposentadorias de Aroldo Cedraz e Augusto Nardes. Os dois completam 75 anos respectivamente em 2026 e 2027. Justamente durante uma eventual gestão Hugo Motta.
A última indicação do TCU coube ao Republicanos, partido de
Motta: a do então deputado Jhonatan de Jesus. Ele assumiu a vaga da então
ministra Ana Arraes.
0 Comentários