PSDB e Cidadania confirmam apoio a Hugo Motta

A candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos) para a presidência da Câmara dos Deputados ganhou o apoio de mais dois partidos nesta terça-feira, 5. O PSDB e o Cidadania confirmaram O PSDB e o Cidadania confirmaram o apoio ao paraibano em meio à corrida pela sucessão do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

As duas legendas chegaram a integrar o grupo que sinalizou apoio à candidatura de Elmar Nascimento (União-BA). Mas mudaram de ideia e oficializaram a decisão de apoiar o líder do Republicanos, durante coletiva de imprensa. Ao lado dos líderes Alex Manente (Cidadania), Adolfo Viana (PSDB) e do ex-presidente da Câmara, Aécio Neves (MG), Hugo Motta se consolida como favorito na disputa, ampliando sua base.

“O que nós temos feito e deixado muito firme desde o início é que nós iríamos usar o diálogo até a exaustão dessa candidatura de consenso”, destacou o candidato.

Adolfo Viana (PSDB) elogiou Motta, destacando sua capacidade de “respeitar o contraditório e sobretudo construir convergências”.

E acrescentou:

“Deputado Hugo, estaremos ao seu lado para lhe ver presidente da Câmara, mas nossa bancada, é importante dizer, perdemos número de deputados, mas não perdemos qualidade. Temos deputados muito experientes e queremos estar ao seu lado nos próximos dois anos para ajudar o país a ir para o caminho que ele merece”.

O PSB e PDT são outros dois partidos que devem formalizar apoio à candidatura de Motta.

Até o momento, Motta já soma 341 parlamentares, o suficiente para elegê-lo como presidente da Câmara dos Deputados no primeiro turno.

Coalizão

Hugo Motta conseguiu, na última quarta-feira, 30, a adesão de deputados do PT (Partido dos Trabalhadores) e do PL (Partido Liberal) na disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados.

O líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), apontou o nome de Motta como “a consolidação de um bloco para funcionamento da casa tão importante.”

Já o líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), afirmou que os parlamentares entregaram uma prévia da lista de pautas prioritárias ao deputado paraibano, entre elas o PL da Anistia e a PEC que criminaliza o uso de drogas no Brasil:

“Após uma reunião que tivemos hoje, vai ser formada uma comissão do partido com alguns deputados que irão levar pautas importantes. Já foi conversado anteriormente com o deputado Hugo Motta, que essa comissão vai tratar isso ao longo desse próximo mês, mas o apoio do PL está formalizado. Formalizamos agora a noite, com a absoluta maioria do partido apoiando Hugo Motta. E após essas pautas que serão conversadas, a gente espera ter a unanimidade da bancada“.

O MDB, PSD, União Brasil, PV, PP, Podemos e Republicanos já declararam apoio a Hugo Motta.

Por Deborah Sena / João Pedro Farah


Postar um comentário

0 Comentários