Prestes a concluir o primeiro mandato e já planejando a segunda gestão, que se inicia em 2025, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), concedeu entrevista para fazer o balanço de 2024 e projetar as expectativas para os próximos anos.
Em entrevista ao Diario de Pernambuco e ao Blog Dantas Barreto, concedida nesta quinta-feira (26), no gabinete da Prefeitura do Recife, João Campos também tratou da reforma administrativa, com a criação de novas secretarias, aprovada na Câmara, e alfinetou o governo estadual.
Apesar de resistir a falar diretamente sobre o assunto, o prefeito também se colocou, pela primeira vez, como uma possibilidade para o governo estadual na eleição de 2026. “Eu vou estar numa posição com um componente de experiência, de mostrar que sei trabalhar, e também tendo idade para isso”, disse.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista:
Balanço
Tenho extrema gratidão pela confiança depositada pelo povo do Recife tanto na primeira eleição, em 2020, quanto na renovação, agora, em 24. Quando a gente olha o tamanho da vitória obtida, que foi a maior votação da história da cidade, isso traz um símbolo de confiança no trabalho. E eu só tenho uma forma de retribuir: trabalhando. Acredito que a grande marca desse governo é entregar, em todas as áreas, sem apontar culpados ou buscar justificativa para não fazer.
Na educação, prometi dobrar o número de vagas de creche. Eram 6,5 mil vagas, por 40 anos, e abrimos mais de 6,5 mil novas vagas em três e seis meses. Hoje, há mais de 15 mil crianças matriculadas: é mais do que o dobro. Também são mais de 200 unidades de educação requalificadas e 50% [dos estudantes] do ensino fundamental 2 em tempo integral, outro compromisso nosso. Na alfabetização, saltamos da 21ª, entre as capitais do Brasil, para a 6ª posição.
Vamos fechar o ano com um número próximo a R$ 1 bilhão em investimento em infraestrutura, com 70% das obras na periferia. É um recorde histórico na cidade. São 10 mil famílias protegidas em áreas de risco e mais de 130 grandes obras coletivas. Na saúde, houve uma expansão histórica na atenção básica e a contratação de mais de 3 mil profissionais. Também requalificamos praças, parques e vamos começar a segunda etapa do Parque da Tamarineira no ano que vem.
Eleições 2026
Eu desejo ser o melhor prefeito da história do Recife, trabalhar todo dia pela cidade e fazer o melhor que eu posso fazer. Lá em 2026 [na eleição para o governo estadual], eu vou estar numa posição para tomar uma decisão. A Frente Popular vai ter um projeto, não tenho nenhuma dúvida, para discutir quais são os nomes. Eu vou estar com um componente de experiência, de mostrar que sei trabalhar, e também tendo idade para isso [concorrer]. Mas nenhuma decisão pode ser antecipada para o dia de hoje. Há um tempo grande pela frente. Não tenho dúvida de que cada dia vencido faz diferença. Vai chegar o momento de discutir com o povo do Recife, com a Frente Popular e poder pensar qual é o melhor caminho, não para mim, mas para as pessoas.
0 Comentários