Ernane Borba Júnior: O nome por trás da estratégia política de Cortês

Ernane Borba Júnior, filho da prefeita reeleita de Cortês, Fátima Borba (PSDB), e pai da vereadora e presidente da Câmara reeleita Letícia Borba (Republicanos), é muito mais do que um Engenheiro Civil. Sua verdadeira vocação é a arte da política e com P maiúsculo, conduzida com maestria e visão estratégica.

Antes das eleições municipais de 2024, a prefeita Fátima enfrentou grandes desafios. O rompimento do vice-prefeito Eron José (SD) levou ao afastamento de algumas famílias que eram peças chave do grupo político da gestora. Além disso, Valdomiro, o popular Peta, ex-presidente da Câmara Municipal, também rompeu com o grupo. Para piorar a situação, o filho de Peta, que era secretário de Meio Ambiente, deixou a gestão, ambos se aliaram ao ex-prefeito Geninho (PSB). Outros aliados seguiram o mesmo caminho por não acreditar que a gestora se reelegia, e migraram para os lados de Geninho e Eron, ambos candidatos à prefeitura de Cortês.

Diante desse cenário de instabilidade política e perdas estratégicas, Ernane Júnior teve a difícil missão de reestruturar a campanha de reeleição da mãe. Com uma estratégia renovada e o apoio de aliados de bastidores, a exemplo de Sandro Vilarinho e Gileade, Ernane Jr. conseguiu superar os desafios e garantir a vitória esmagadora da prefeita Fátima, com mais de mil votos de frente do segundo colocado. Essa vitória reafirmou a força e a resiliência do grupo político liderado pela família Borba.

Na eleição de 2020 do então prefeito a época Reginaldo Moraes (PP), houve também o rompimento do então vice-prefeito Eduardo Farias(PSB), o que resultou na derrota de Reginaldo, devido à divisão do grupo, o filme parecia o mesmo na eleição de 2024, no entanto, o desfecho foi totalmente diferente.

Na posse da prefeita reeleita em 1° de janeiro de 2025, Ernane Júnior consolidou ainda mais sua posição política ao articular e garantir a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal para sua filha, Letícia Borba, que recebeu 7 votos dos 9 dos parlamentares, reafirmando o domínio da família Borba na política local, que já somam 7 mandatos de prefeito e 7 mandatos de vereador.

Postar um comentário

0 Comentários