João Campos, prefeito reeleito do Recife, consolidou-se como um dos principais nomes da renovação política na esquerda brasileira. Aos 31 anos, ele venceu as eleições de 2024 com expressivos 78,12% dos votos ainda no primeiro turno. Seu bom desempenho na administração municipal o coloca como forte candidato ao governo de Pernambuco em 2026.
Em seu discurso de posse, Campos destacou que o Brasil vive "uma era de reconstrução", ressaltando a busca pelo crescimento econômico sustentável aliado à inclusão social. Apesar de evitar confirmações diretas sobre sua candidatura ao governo estadual, é amplamente esperado que ele deixe o cargo de prefeito após cerca de 15 meses para se lançar na disputa.
O principal desafio de Campos será aproveitar o tempo restante de seu mandato para fortalecer sua posição contra a atual governadora Raquel Lyra(PSDB). Lyra, que deve migrar do PSDB para o PSD, tem buscado aproximação com o governo Lula e também é uma forte concorrente na corrida de 2026.
Além de sua popularidade local, João Campos desponta como liderança nacional. Ele é o prefeito mais seguido do Brasil nas redes sociais e, em 2025, deve assumir a presidência nacional do PSB. Herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em 2014 durante a campanha presidencial, João consolida-se como um dos principais nomes da nova geração política no país.
0 Comentários