Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) aponta que o presidente Lula (PT) venceria todos os candidatos da oposição em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.
Na pesquisa estimulada, o petista saiu com vantagem nos seis cenários estipulados para o segundo turno.
Se as eleições fossem hoje, Lula ganharia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Gusttavo Lima (Sem partido), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Confira
todos os números:
Pesquisa estimulada (em que o entrevistado recebe uma lista com os nomes) sobre o 2º turno:
Lula
41% x 35% Gusttavo Lima
Lula
44% x 34% Eduardo Bolsonaro
Lula
44% x 34% Pablo Marçal
Lula
43% x 34% Tarcísio de Freitas
Lula
45% x 28% Romeu Zema
Lula
45% x 26% Ronaldo Caiado
Gusttavo
Lima é o mais forte da 'oposição' a Lula
O cantor Gusttavo Lima, que recentemente compartilhou sua vontade de concorrer à Presidência da República, seria o candidato com o melhor desempenho contra Lula. De acordo com a pesquisa, em um eventual segundo turno, Lula teria 41% dos votos e Gusttavo Lima, 35%.
Empate
com Bolsonaro
Já na pesquisa espontânea, em que o entrevistado não é apresentado previamente aos candidatos, Lula empata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível
Ambos aparecem com 9% das intenções de voto, contra 1% de Gusttavo Lima e Marçal.
Empate
técnico entre aprovação e rejeição
Apesar de sair na frente em todos os cenários do segundo turno, Lula tem os índices de aprovação e rejeição tecnicamente empatado.
Isso porque 49% dos entrevistados conhecem, mas não votariam nele em 2026, enquanto 47% conhecem e depositariam seu voto no petista nas próximas eleições.
Haddad
é o mais rejeitado
De acordo com o levantamento, o ranking de rejeição é liderado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 56%. Apenas 24% dos entrevistados depositariam seu voto nele.
Além do ministro, outros candidatos têm níveis de rejeição que ultrapassam 50%. É o caso do deputado Eduardo Bolsonaro (55%), do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (55%), do ex-presidente Jair Bolsonaro (53%) e de Gusttavo Lima (50%).
Pesquisa
Quaest
O levantamento ouviu 4.500 pessoas de maneira presencial, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por Marina
Semensato
0 Comentários