O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca repreendeu neste sábado (29), o governo Trump por seu “tom” ao criticar a Dinamarca e a Groenlândia, afirmando que seu país já está investindo mais na segurança do Ártico e continua aberto a uma maior cooperação com os Estados Unidos.
O chanceler Lars Løkke Rasmussen fez essas declarações em um vídeo nas redes sociais após a visita do vice-presidente dos EUA, JD Vance, à ilha estratégica.
Mais tarde, ainda no sábado, no entanto, o presidente dos EUA, Donald Trump disse à NBC News que “nunca descarta o uso de força militar” para adquirir a Groenlândia.
– Muitas acusações e alegações foram feitas. E, claro, estamos abertos a críticas – disse Rasmussen, falando em inglês.
– Mas, para ser completamente honesto: não apreciamos o tom em que elas estão sendo feitas. Não é assim que se fala com aliados próximos. E ainda considero a Dinamarca e os Estados Unidos aliados próximos.
A Groenlândia é um território da Dinamarca, que é aliada da Otan. Trump quer anexar a ilha, alegando que é necessária para fins de segurança nacional. Na entrevista deste sábado, Trump admitiu que “acho que há uma boa possibilidade de conseguirmos isso sem força militar”.
– Isso é paz mundial, isso é segurança internacional (…) Não descarto nada – afirmou o republicano.
Quando questionado pela NBC sobre que mensagem isso enviaria ao presidente russo Vladimir Putin, que tenta consolidar seu domínio sobre o território ucraniano três anos após a invasão, Trump respondeu: “Eu não me importo”.
Na última sexta-feira (28), Vance afirmou que a Dinamarca tem “investido pouco” na segurança da Groenlândia e exigiu que o país mudasse sua abordagem, enquanto Trump pressiona para assumir o controle do território dinamarquês.
Vance visitou tropas americanas na Base Espacial Pituffik, no norte da Groenlândia, uma região rica em minerais, acompanhado de sua esposa e de altos funcionários dos EUA.
– Nossa mensagem para a Dinamarca é muito simples: vocês não têm feito um bom trabalho com o povo da Groenlândia. Vocês investiram pouco no povo da Groenlândia e na arquitetura de segurança desta incrível e bela massa de terra, repleta de pessoas incríveis. Isso precisa mudar – disse Vance.
Na sexta-feira, Trump divulgou um vídeo em sua rede social, Truth Social, intitulado Os Estados Unidos apoiam a Groenlândia, mostrando imagens de tropas americanas na região durante a Segunda Guerra Mundial.
Em sua visita à Groenlândia, Vance disse que os EUA “não têm outra opção” a não ser assumir uma posição mais significativa para garantir a segurança da ilha e incentivou a Groenlândia a buscar a independência da Dinamarca.
– Acho que, no fim das contas, eles vão se aliar aos Estados Unidos. Poderíamos torná-los muito mais seguros. Poderíamos oferecer muito mais proteção. E acho que eles também se sairiam muito melhor economicamente – afirmou.
*AE
0 Comentários