Trump relatou que “a Colômbia produz muitas drogas. Eles têm fábricas de cocaína. Eles fabricam cocaína”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta quinta-feira (11/12) o presidente colombiano Gustavo Petro, sugerindo que ele pode ser o próximo alvo da campanha antidrogas americana. Em coletiva na Casa Branca, Trump afirmou que Petro tem sido “hostil aos Estados Unidos” e que “será o próximo” se não mudar sua postura, destacando que os EUA não toleram líderes que estejam envolvidos com crimes relacionados a drogas.
Trump ressaltou que a Colômbia produz grandes quantidades de drogas, incluindo cocaína, que são vendidas diretamente para os Estados Unidos. Ele enfatizou a necessidade de que o governo colombiano se conscientize da gravidade da situação para evitar sanções ou medidas mais duras.
O pronunciamento ocorre em meio à escalada de tensões na região, após os EUA apreenderem um petroleiro na costa da Venezuela, considerado o maior já confiscado pelo governo americano. A operação, segundo a procuradora-geral Pam Bondi, visou um navio usado para transportar petróleo sancionado da Venezuela e do Irã, reforçando a postura de Trump em relação a países considerados hostis ou envolvidos em atividades ilegais. Giovanna Pécora