Aliança entre PT e PSD no Piauí define apoio a Júlio César para o Senado, deixando senador bolsonarista em posição desfavorável

O presidente Lula (PT) e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fizeram uma dobradinha para as eleições de 2026 no Piauí, que deve prejudicar drasticamente o senador bolsonarista Ciro Nogueira (PP-PI). Lula e Kassab definiram que o deputado federal Júlio César (PSD-PI) será o candidato apoiado por Lula para uma das duas cadeiras do Senado, enquanto Marcelo Castro (MDB-PI) tende à reeleição com facilidade, deixando Ciro em posição desfavorável e com graves risco de ficar de fora no ano que vem.
Ciro Nogueira, até tentou aproximar com Lula, mudou de lado ao longo da carreira, migrando para o bolsonarismo e até atuando como ministro da Casa Civil de Bolsonaro. Após a derrota do ex-presidente, ele tentou retomar o diálogo com Lula, mas a estratégia não surtiu efeito, evidenciando que a aliança já não é mais relevante para os grupos políticos de esquerda.
Com a aliança Lula/Kassab consolidada e o apoio a Júlio César garantido, Ciro Nogueira deve ficar de fora da próxima composição do Senado, o que provavelmente o levará a disputar uma vaga como deputado federal nas eleições de 2026.