Parlamentares americanos afirmam que apoio de Trump a Bolsonaro prejudica relações entre Brasil e EUA e enfraquece a luta pela democracia no país

Em sua coluna na BandNews FM, a jornalista Mônica Bergamo comentou a carta enviada por deputados do Partido Democrata dos EUA ao ex-presidente Donald Trump, pedindo que ele pare de proteger Bolsonaro (PL) e respeite a democracia brasileira.
Segundo os parlamentares, o apoio de Trump ao ex-presidente brasileiro tem surtido efeito contrário, prejudicando as relações entre Brasil e EUA e aproximando o país da China. A carta afirma que Bolsonaro foi condenado pela Justiça brasileira por tentar derrubar os resultados eleitorais, e que os EUA deveriam apoiar o povo brasileiro nesse processo de reconstrução democrática — o que, segundo eles, está sendo dificultado pela interferência de Trump.
Os deputados ainda criticam a guerra comercial iniciada por Trump, supostamente em defesa de Bolsonaro, que teria prejudicado tanto os EUA quanto as famílias americanas. Mônica Bergamo também destacou que há expectativa no Brasil de novas sanções, inclusive contra ministros do STF, mas que o gesto dos democratas revela divisão política nos EUA quanto ao apoio a Bolsonaro e Trump.