Medida é justificada por Donald Trump como resposta a supostos abusos contra Bolsonaro e seus apoiadores. Tarifaço valerá a partir de 1º/8

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma Ordem Executiva impondo uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, com início em 1º de agosto de 2025. A medida foi justificada como resposta a ações do governo brasileiro consideradas ameaças à segurança nacional, política externa e economia dos EUA.
A decisão, baseada na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), declara uma nova emergência nacional em relação ao Brasil. Segundo a Casa Branca, o governo brasileiro tem perseguido e censurado o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, violando direitos humanos e o Estado de Direito.
A Ordem acusa o ministro Alexandre de Moraes de abusar de autoridade, impondo sanções a empresas americanas de tecnologia e forçando a censura de conteúdos. Também menciona o caso do jornalista Paulo Figueiredo, que estaria sendo processado por opiniões emitidas nos EUA.
Além da tarifa, Trump ordenou a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados no STF e familiares, como parte de uma política de proteção à liberdade de expressão e defesa de empresas e cidadãos americanos contra ações estrangeiras consideradas arbitrárias.
A medida faz parte da diretriz “América em Primeiro Lugar” e reflete o endurecimento da política externa dos EUA frente a governos que, na visão de Trump, atentam contra valores democráticos. Por Giovanna Estrela