Líderes discutem retirada de tarifas, combate ao crime internacional e retomada da cooperação entre os países

A embaixada dos EUA no Brasil divulgou nesta quarta-feira (3/12) uma mensagem do presidente Donald Trump elogiando uma conversa “muito produtiva” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ligação, discutiram comércio, tarifas, segurança, combate ao crime organizado, sanções e cooperação bilateral.
O Brasil acolheu positivamente a decisão norte-americana de retirar tarifas de diversos produtos agrícolas — como carne bovina, cacau, café, frutas e fertilizantes — que entrou em vigor no dia 20 de novembro. Apesar disso, algumas taxas de 40% ainda permanecem para determinados setores.
O momento de acordo e diálogo diplomático entre os países pode reduzir as recentes tensões, provocadas por críticas de autoridades dos EUA a decisões de membros do poder judiciário brasileiro.
Durante a conversa, Lula defendeu a negociação de redução das tarifas que ainda vigoram sobre outros produtos, e pediu maior cooperação dos EUA no combate ao crime organizado internacional. Trump afirmou estar disposto a apoiar iniciativas bilaterais nessa área. Por Caio Ramos