Maior porta-aviões do mundo, USS Gerald R. Ford e seu grupo de ataque operam no Caribe em meio a tensões entre EUA e Venezuela, com foco no combate ao narcotráfico

A Marinha dos Estados Unidos divulgou imagens do grupo de ataque do USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, em formação militar no Oceano Atlântico com o objetivo de proteger o Caribe. As imagens mostram o porta-aviões acompanhado de outros navios de guerra, jatos de ataque F/A-18E/F Super Hornet e um bombardeiro B-52 Stratofortress, operando como uma força conjunta e multidomínio. O navio chegou ao Comando Sul dos EUA, próximo à América Latina, no dia 11 de novembro, em meio a tensões entre os governos de Donald Trump e Nicolás Maduro na Venezuela.
O envio do USS Gerald R. Ford atende à diretriz do presidente norte-americano de combate ao “narcoterrorismo”. Com 333 metros de comprimento e velocidade máxima de 30 nós, o porta-aviões se juntou à 4ª Frota da Marinha dos EUA, reforçando ofensivas navais iniciadas em agosto nas águas internacionais do Caribe, próximas à Venezuela, como parte de um esforço para conter o narcotráfico.