Medida tem caráter preventivo diante do agravamento da crise no Oriente Médio, mas não há confirmação de retirada permanente das tropas americanas

Alguns funcionários da base dos Estados Unidos em Al Udeid, no Catar, receberam ordens para evacuar o local até a noite desta quarta-feira (14), segundo duas fontes diplomáticas ouvidas pela AFP, em meio à escalada de tensões no Oriente Médio após Washington ameaçar intervir no Irã, que enfrenta intensos protestos contra o regime. A medida tem caráter preventivo diante do agravamento do cenário regional, embora ainda não haja confirmação de uma retirada total ou permanente das forças americanas na base.
Al Udeid, localizada a cerca de 277 quilômetros ao sul do Irã, do outro lado do Golfo, é a maior base militar dos EUA no Oriente Médio e desempenha papel estratégico nas operações da região. Em junho de 2025, o Irã lançou mísseis contra a base em retaliação aos bombardeios americanos a instalações nucleares iranianas, episódio que aumentou ainda mais o nível de alerta entre Washington e Teerã.