Informação foi divulgada por Nicolás Maduro Guerra, que afirmou que o ex-presidente venezuelano e Cilia Flores seguem atentos à situação do país enquanto permanecem presos nos Estados Unidos

Capturados pelos Estados Unidos no início de janeiro, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa Cilia Flores estão em bom estado de saúde e permanecem detidos no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), em Nova York, segundo informações divulgadas pelo ministro Ángel Prado, após questionamento feito ao filho do líder venezuelano. Maduro e Flores foram levados aos EUA após uma operação militar que resultou na captura do casal em Caracas, e enfrentam acusações nos tribunais americanos relacionadas a narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e outros crimes, embora ainda não haja data definida para o julgamento.
Desde então, Maduro e Cilia se declararam inocentes perante a Justiça dos EUA, afirmando que foram sequestrados pelos americanos, e a próxima audiência está marcada para março. A ação causou forte reação internacional, com países criticando a intervenção por violar a soberania venezuelana, e gerou debates geopolíticos sobre os impactos na estabilidade da região.
Por Junio Silva