Reunião de Lula com presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está prevista para a terça-feira (17/6) durante a cúpula do G7 no Canadá

O presidente Lula aceitou o pedido de reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a cúpula do G7, que ocorre nesta semana no Canadá.
Segundo fontes do Itamaraty, a reunião está prevista para acontecer na terça-feira (17/6) no mesmo resort onde ocorrerá a cúpula, em Kananaskis, nas Montanhas Rochosas de Alberta.
Não há ainda, porém, detalhes de horário onde a conversa entre Lula e Zelensky acontecerá. O presidente ucraniano pediu o encontro em busca de ajuda de Lula para por fim à guerra com a Rússia.
Esse será o segundo encontro entre Lula e Zelensky desde o início do conflito. Em 2023, os dois líderes se encontraram em Nova York, durante a viagem do petista para a Assembleia-Geral da ONU.
Além de Zelensky, Lula deve ter outras duas reuniões bilaterais às margens do G7. Uma com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
Por Igor Gadelha