Em encontro histórico, presidente destaca avanços do Brasil contra a fome e reforça parceria com a Igreja Católica para desafios globais ambientais e sociais

O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva se reuniram nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV no Vaticano. Durante o encontro, Lula parabenizou o pontífice pela liderança da Igreja Católica e o convidou para participar da COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O papa, devido ao Jubileu, não poderá comparecer, mas garantiu a representação do Vaticano no evento.
Lula está em Roma para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, organizado pela FAO, marcando os 80 anos da instituição. O presidente destacou o avanço do Brasil na luta contra a fome, tirando o país do Mapa da Fome pela segunda vez em dois anos e meio. No mesmo dia, Lula encerra a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e inaugura o secretariado da iniciativa. A reunião com o papa Leão XIV foi articulada pelo governo brasileiro, e marca o primeiro encontro do presidente com o novo pontífice. Também participaram da audiência ministros, senadores e autoridades brasileiras.