Bezalel Smotrich defende reconstrução da Faixa de Gaza com apoio dos EUA e afirma que projeto está nas mãos de Donald Trump; ex-presidente quer transformar região na “Riviera do Oriente Médio”

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, chamou a Faixa de Gaza de uma “mina imobiliária de ouro” e afirmou que há um plano de reconstrução da região sob análise do presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo Smotrich, o plano visa recuperar o investimento feito na guerra e transformar em uma nova Gaza, destacando que a primeira fase – a demolição – está sendo concluída.
A Faixa de Gaza está sob ofensiva israelense desde outubro de 2023, após ataques do Hamas que deixaram 1,2 mil mortos em Israel. Em resposta, estima-se que mais de 40 mil pessoas morreram em Gaza, com grande destruição de infraestrutura.
Trump, em reunião com Netanyahu em fevereiro, disse que os EUA pretendem assumir o controle da região, remover bombas e destroços, e promover um desenvolvimento econômico que poderia transformar Gaza na “Riviera do Oriente Médio”.
Smotrich revelou que a reconstrução dos imóveis em Gaza depende de um plano alinhado com os Estados Unidos. “Há um plano de negócios, elaborado pelas pessoas mais profissionais aqui presentes, que está na mesa do presidente Trump”, afirmou Smotrich. As informações foram divulgadas pelo jornal israelense The Times of Israel.
Por Deivid Souza