Deputado acusa Aline Bardy de associá-lo a esquema de lavagem de dinheiro e de usar apelido pejorativo; influenciadora, que nega difamação, foi presa recentemente por desacato e injúria racial em Ribeirão Preto

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) move um processo por difamação contra a influenciadora Aline Bardy Dutra, conhecida como Esquerdogata. O caso tramita na 1ª Vara Criminal de Brasília.
Nikolas a acusa de tê-lo chamado, em um vídeo publicado em fevereiro de 2025, de um dos “responsáveis pelo maior esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas”, além de usar o apelido pejorativo “Chupetola”.
Aline negou qualquer intenção de difamar o deputado, alegando que suas falas foram uma crítica política e que o apelido apenas reproduzia expressões populares já usadas sobre ele. O Ministério Público de São Paulo encaminhou o caso ao TJDFT, onde foi protocolado em agosto de 2025. A juíza Magna Maria Cysne marcou uma audiência de conciliação entre as partes para 3 de dezembro de 2025.
Separadamente, Aline Bardy foi presa em Ribeirão Preto (SP), na madrugada de 25 de outubro de 2025, após desacatar policiais militares e resistir à prisão. Segundo o boletim, ela teria cometido injúria racial contra um policial, dizendo: “um preto querendo foder outro preto”. A influenciadora nega a injúria e afirma que apenas criticava a forma de abordagem policial. Por Samara SchwingelIsadora Teixeira