Putin reafirma apoio à Venezuela em meio a tensão com os EUA e discute projetos econômicos e energéticos conjuntos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone nesta quinta-feira (11) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e reafirmou o apoio de Moscou ao governo venezuelano em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos, segundo informações do Kremlin. Durante a ligação, ambos discutiram a crescente pressão externa sobre a Venezuela e demonstraram interesse em dar continuidade ao acordo de parceria estratégica, incluindo a implementação de projetos conjuntos na economia e no setor energético.
O posicionamento russo ocorre em meio a uma série de ações dos EUA contra Maduro. Em novembro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que Moscou estava preparada para atender a pedidos de ajuda venezuelanos. Além disso, durante negociações com o governo americano, Maduro teria recebido a opção de “ir para a Rússia” ou outro país, segundo o senador republicano Markwayne Mullin.
Nos últimos dias, os Estados Unidos intensificaram sua presença militar na região: na quarta-feira (10), interceptaram e apreenderam um navio petroleiro próximo à costa da Venezuela, e dois caças F-18 sobrevoaram o Golfo da Venezuela. As ações fazem parte de um reforço militar maior enviado pelo governo americano ao Caribe, em meio à tensão crescente com o governo de Maduro. G1