“Vereador pede processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro por suposto incentivo à fuga de condenados e possível facilitação de asilo político”

O vereador Pedro Rousseff (PT-MG) solicitou à Polícia Federal a abertura de processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro, ainda vinculado como escrivão da corporação, por supostamente incentivar publicamente a fuga de pessoas condenadas por atos antidemocráticos. Segundo Rousseff, as declarações do deputado, como “é justo que todas as pessoas do 8 de Janeiro fujam de uma pena injusta”, configurariam estímulo à evasão de investigados, violando deveres institucionais da carreira policial.
O parlamentar também aponta indícios de articulações para obtenção de asilo político no exterior e cita decisões judiciais que associam Eduardo Bolsonaro a estratégias de fuga junto a outros deputados. Rousseff argumenta que tais condutas podem caracterizar infração disciplinar grave, passível de demissão, por facilitarem a evasão de pessoas sob jurisdição penal. Por Felipe Salgado