Alckmin afirma que julgamento de Bolsonaro no STF não interfere nas negociações com os EUA sobre tarifas, apesar de empresários relatarem obstáculos políticos nas conversas com Washington

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta quinta-feira (4) que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF por tentativa de golpe não deve interferir nas negociações com os EUA sobre o aumento de tarifas às exportações brasileiras.
Segundo Alckmin, “não há relação entre julgamento judicial e política regulatória”, destacando que o governo seguirá buscando o diálogo para reduzir o chamado “tarifaço” de Donald Trump.
Apesar disso, uma comitiva de empresários brasileiros em Washington relatou que, segundo autoridades americanas, as barreiras nas negociações são de natureza política.
Enquanto isso, o julgamento no STF avança, com o relator Alexandre de Moraes prestes a apresentar seu voto, e a expectativa é de condenação dos oito réus, incluindo Bolsonaro. Com apenas três votos, o resultado já pode ser definido pela Primeira Turma do Supremo.