Presidente dos EUA afirma que país “perdeu” aliados para a China e ironiza participação de Putin e Kim Jong-un em evento militar transmitido pela TV estatal chinesa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5/9), em sua rede Truth Social, que os EUA parecem ter “perdido” a Índia e a Rússia para a China. A declaração foi feita após o encontro de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) na China, que reuniu países como Rússia, Índia, Irã e Coreia do Norte, sob a liderança de Xi Jinping.
Durante o evento, os líderes assistiram a um desfile militar que comemorou o 80º aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Trump criticou a aproximação entre esses países e ironizou dizendo que Putin e Kim Jong-un estariam “conspirando contra os EUA”.
O republicano também cobrou que a China reconheça o papel dos EUA na luta contra a ocupação japonesa, destacando o sacrifício de milhares de soldados americanos na defesa da liberdade chinesa.
“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos! Presidente Donald J. Trump”, escreveu o presidente dos EUA.
Trump tem mostrado que não ficou satisfeito com o encontro dos líderes na China e afirmou que Putin e Kim Jong-un conspiraram contra os Estados Unidos ao participarem juntos do evento em Pequim. Por Giovanna Pécora