João Campos lidera com folga corrida pelo Governo de Pernambuco e pode vencer no primeiro turno, segundo pesquisa; Raquel Lyra enfrenta alta rejeição e queda até em seus redutos eleitorais

A menos de um ano das eleições de 2026, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera com ampla vantagem a disputa pelo Governo de Pernambuco, segundo pesquisa do Instituto Opinião. Ele aparece com 55,3% das intenções de voto, contra 24,4% da atual governadora Raquel Lyra (PSD) — uma diferença de 31 pontos percentuais, suficiente para vitória no primeiro turno.
Outros nomes na disputa aparecem com baixa intenção de voto: Coronel Meira (PL) tem 1,9%, Eduardo Moura (Novo), 1,5%, e Ivan Moraes (PSOL), 0,7%. Votos brancos/nulos somam 8,2% e 8% estão indecisos.
Na pesquisa espontânea, João Campos também lidera com 28%, contra 12% de Raquel. Ele tem menor rejeição (10,2%) em comparação à governadora (27,5%).
Campos lidera em todas as regiões do estado, incluindo o Agreste, reduto político de Raquel, e tem maior apoio entre jovens, eleitores com menor escolaridade e renda, e entre as mulheres. Já Raquel tem melhor desempenho entre pessoas com ensino superior, maior renda e entre eleitores de 35 a 44 anos.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 30 de setembro e 3 de outubro, em 80 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança, 95,5%.