Pequim reage à escalada da guerra comercial e acusa Washington de iniciar o confronto; tarifas dos EUA podem chegar a 245%

A China classificou como “hipócritas” as novas tarifas de 100% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos chineses, anunciadas por Donald Trump após críticas a restrições chinesas na exportação de terras raras. O Ministério do Comércio chinês afirmou que as medidas são uma reação a ações anteriores dos EUA e alertou que Pequim responderá se Washington continuar com ações unilaterais. A escalada das tensões comerciais abalou os mercados e ameaça comprometer o encontro entre Trump e Xi Jinping durante a cúpula da APEC. A disputa se intensificou após a China reforçar o controle sobre elementos estratégicos como terras raras, usados em tecnologias avançadas.
Em resposta dura, o Ministério do Comércio da China afirmou que os controles sobre elementos de terras raras são uma reação a uma série de medidas dos EUA desde as negociações comerciais entre os dois países no mês passado. “Ameaçar impor tarifas altas a qualquer momento não é a forma correta de lidar com a China. Nossa posição sobre guerras tarifárias é consistente: não queremos brigar, mas não temos medo de brigar”, disse.
“Se os EUA persistirem em agir unilateralmente, a China tomará medidas correspondentes para defender seus direitos e interesses legítimos.”