Após fala sobre separação do Sul, governador de SC recua, diz que foi brincadeira e critica redistribuição de recursos pela União

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), recuou após gerar polêmica ao sugerir, em tom de brincadeira, a separação da região Sul do Brasil. A fala foi feita durante um evento da construção civil em 12/6, quando mencionou que, se as coisas não melhorarem no restante do país, “o Sul é nosso país”.
Cinco dias depois, ele usou as redes sociais para esclarecer que a declaração foi uma brincadeira e reafirmou seu orgulho de ser brasileiro. Criticou, no entanto, a forma como os recursos arrecadados em Santa Catarina são redistribuídos pela União, dizendo que o estado recebe apenas 10% do que envia a Brasília.
Jorginho também comentou sobre o aumento da migração para o estado e afirmou que Santa Catarina está de braços abertos para quem busca uma vida melhor. A declaração ocorre em meio à pré-campanha para as eleições de 2026, com Ratinho Jr. (PR) e Eduardo Leite (RS) entre os nomes cotados à Presidência.