Deputado é alvo de processo disciplinar na PF por possível traição à pátria e atuação contra o Estado Democrático de Direito nos EUA

A Polícia Federal instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a conduta do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que é escrivão licenciado da PF, por possíveis crimes cometidos nos Estados Unidos. A apuração foi motivada por uma representação do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que acusa Eduardo de traição à pátria, crimes contra a soberania nacional e o Estado Democrático de Direito.
Boulos comemorou a abertura do processo e defende a demissão de Eduardo da PF. Se isso ocorrer, o deputado pode ficar inelegível por oito anos. O processo corre em sigilo e pode resultar em sanções administrativas ou ser arquivado.
Eduardo Bolsonaro está nos EUA desde fevereiro, buscando apoio do ex-presidente Donald Trump para anistiar investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e pressionar por sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Por Giovanna Estrela