Aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã em meio à escalada do conflito travado nos últimos dias

Neste domingo (22/6), a Rússia condenou os ataques realizados pelos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã, classificando-os como uma “decisão irresponsável” e uma violação do direito internacional. Os bombardeios ocorreram no sábado (21/6) e fazem parte da recente escalada do conflito na região.
A China também repudiou as ações dos EUA, afirmando que elas agravaram as tensões no Oriente Médio e violam a Carta da ONU.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, anunciou que irá se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou nesta segunda-feira (23/6).
Em retaliação aos bombardeios, o Irã lançou mísseis contra Israel neste domingo, atingindo gravemente as cidades de Tel Aviv e Haifa. O chanceler iraniano afirmou que os ataques dos EUA representam uma traição à diplomacia e que o Irã responderá com base no direito à autodefesa.
Tanto Rússia quanto China pediram o fim imediato da agressão e defenderam uma solução política e diplomática para a crise. Por Giovanna Pécora