Ameaças de tarifas e resposta militar europeia aumentam tensão sobre possível anexação da ilha pelo presidente americano

Em meio à crescente tensão entre os Estados Unidos e a União Europeia sobre a Groenlândia, o presidente Donald Trump publicou uma imagem em que finca uma bandeira dos EUA na ilha, acompanhado do vice-presidente JD Vance e do secretário de Estado Marco Rubio. Na imagem, uma placa indica: “Groenlândia, território dos Estados Unidos, estabelecido em 2026”, reforçando a proposta de Trump de anexar a região. No sábado (17/1), o presidente norte-americano havia ameaçado impor tarifas a oito países europeus na tentativa de pressioná-los a aceitar a anexação.
Em resposta às ameaças, diversos países europeus membros da Otan, como Alemanha, Suécia e Noruega, enviaram tropas à Groenlândia a pedido da Dinamarca, fortalecendo a presença militar na região. Além disso, a União Europeia convocou uma reunião de emergência no domingo (18/1) para discutir possíveis retaliações comerciais aos Estados Unidos, que podem chegar a 93 bilhões de euros (cerca de R$ 580 bilhões), em reação à postura de Trump sobre a ilha.
Por Pedro Areal