“Lula reage a declarações de Washington e reforça que o Brasil não aceitará interferência estrangeira no julgamento de Bolsonaro”

Durante visita ao Amazonas nesta terça(9), o presidente Lula defendeu com firmeza a soberania do Brasil frente às ameaças e pressões dos Estados Unidos. A declaração veio após a Casa Branca afirmar que os EUA estão dispostos a usar poder militar e econômico para garantir a liberdade de expressão, em resposta ao julgamento de Bolsonaro pelo STF.
Lula criticou a atuação de um inimigo do Brasil, Eduardo Bolsonaro nos EUA, acusando-o de tentar defender o pai e manchar a imagem do Brasil no exterior. O presidente reforçou que o país é soberano e capaz de resolver seus próprios problemas sem interferência estrangeira.
A tensão entre os governos cresce após o presidente Donald Trump acusar o STF de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, e enviar uma carta a Lula chamando as condenações de “vergonha internacional”. No STF, o julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe segue em curso. O relator Alexandre de Moraes votou pela condenação, sendo acompanhado por Flávio Dino. Por Maria Eduarda Portela