Região teve origem com trabalhadores de engenhos e passou a se chamar Joaquim Nabuco em homenagem ao abolicionista; emancipação ocorreu em 1953

O município de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, comemora nesta quarta-feira (4) seus 71 anos de emancipação política com uma programação especial promovida pela prefeitura. As celebrações tiveram início na última terça-feira (3) com um culto de ação de graças, reunindo autoridades, lideranças religiosas e a população em um momento de fé e gratidão pela história da cidade.
Encerrando as festividades, nesta noite a animação ficará por conta do show da banda Cavaleiros do Forró, atração principal escolhida para celebrar a data com muita música e forró. A gestão municipal destaca que o evento é uma forma de valorizar a cultura local e promover o lazer para os moradores, reforçando o sentimento de orgulho e pertencimento à cidade.
O povoamento da região onde hoje está o município de Joaquim Nabuco teve início com trabalhadores dos engenhos Pumaty, Boa Vista e Cuiabá, liderados por José Maria da Rocha. O local era originalmente chamado de “Preguiça”, nome associado às embaúbas da região ou ao fato da feira ocorrer às segundas-feiras, dia considerado preguiçoso. Posteriormente, o nome foi alterado para homenagear o abolicionista Joaquim Nabuco.