A nomeação da senadora do PT de Pernambuco marca um feito inédito desde a criação do cargo, em 1990, e reforça o avanço da participação feminina no Congresso Nacional

A indicação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para a liderança do governo no Senado marca um momento histórico por ser a primeira vez que uma mulher assume o cargo, criado em 1990. Além disso, Teresa já havia se tornado a primeira mulher a representar Pernambuco no Senado Federal, reforçando o avanço da participação feminina em posições estratégicas no Congresso.
Apesar desse marco, a presença de mulheres no Colégio de Líderes do Senado ainda é recente e limitada. Desde a primeira liderança feminina, ocupada por Júnia Marise em 1995, outras senadoras como Marina Silva, Heloísa Helena, Ideli Salvati, Kátia Abreu, Simone Tebet, Lídice da Mata, Vanessa Grazziotin, Daniella Ribeiro, Eliziane Gama e Leila Barros também exerceram funções de liderança, ampliando gradualmente a representação feminina na Casa Alta.