De acordo com a pesquisa, 25% dos eleitores afirmaram que Bolsonaro deveria manter a candidatura, mesmo inelegível no momento

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5/6) revela que 66% dos brasileiros são contra a candidatura de Lula (PT) à reeleição em 2026. Já 65% defendem que Jair Bolsonaro (PL) desista da disputa, mesmo com 26% afirmando que ele deveria concorrer, apesar de estar inelegível.
Entre os petistas, 84% apoiam Lula, enquanto 73% dos eleitores sem posição política são contra sua reeleição. No campo bolsonarista, 95% rejeitam Lula.
Sobre Bolsonaro, 78% dos petistas e 70% dos neutros defendem sua desistência. Mesmo entre eleitores de direita que não apoiam Bolsonaro, 55% preferem que ele não dispute. Apenas 13% dos brasileiros apoiam sua candidatura atual.
No cenário de 2º turno em 2026, Lula empata com cinco possíveis adversários: Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Jr., Eduardo Leite e Bolsonaro, com 41% das intenções de voto para Lula e Bolsonaro, dentro da margem de erro de 2 pontos.
A pesquisa ouviu cerca de 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em todo o país. Por Giovanna Pécora