Pedido de extradição de Zambelli foi enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP) nesta quarta. Ela afirmou estar na Itália

O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou nesta quarta-feira (11) o pedido de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente na Itália. Ela foi condenada a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, quando teria inserido um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Após a condenação, Zambelli fugiu do Brasil por via terrestre para a Argentina.
Além da pena de reclusão, ela foi condenada a pagar multa de R$ 2 milhões por danos coletivos. Seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol, e o STF já determinou o bloqueio de salários e verbas de gabinete. A deputada está licenciada do cargo por 120 dias, alegando “interesse pessoal”, e foi substituída por Coronel Tadeu (PL-SP). A prisão definitiva foi decretada pelo ministro Moraes no último sábado.