Em meio ao impasse sobre o fim da guerra na Ucrânia, Trump disse que EUA têm impedido que coisas “realmente ruins” aconteçam com a Rússia

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Vladimir Putin está “brincando com fogo”, e fez ameaças à Rússia em meio ao impasse nas negociações pelo fim da guerra na Ucrânia. A declaração foi publicada nesta terça-feira (27/5) na rede Truth Social.
Apesar dos avanços diplomáticos com o novo governo norte-americano, as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia continuam sem resultados concretos. A mais recente rodada, realizada na Turquia, terminou apenas com a troca de 2 mil prisioneiros de guerra, já que Putin recusou participar diretamente das conversas.
Trump destacou sua influência na contenção de danos à Rússia e reforçou o tom ameaçador. Paralelamente, o enviado especial de Trump, Keith Kellogg, confirmou que Kiev enviou os termos de um possível acordo de paz a Washington.
Enquanto isso, a tensão aumentou na Europa: Alemanha, Reino Unido e França autorizaram a Ucrânia a usar armamento ocidental contra alvos dentro da Rússia, o que o Kremlin classificou como prejudicial aos “tênues esforços de paz”.
Por Junio Silva