Mesmo fora do cargo, ex-prefeito Bebeto mantém sua força política na cidade

O ex-prefeito de Barra de Guabiraba, Alberto George, mais conhecido como Bebeto(PP) – (lado direito da foto), é uma figura que pode até sumir por um tempo, mas, como Copa do Mundo, reaparece a cada quatro anos — aliás, nas eleições para deputado ele costuma dar as caras também. Com seu carisma e trajetória marcante, ele se mantém como uma das maiores lideranças políticas de oposição da cidade, mesmo fora do cargo.
Durante seus dois mandatos como prefeito, Bebeto governou em uma das fases mais prósperas para Pernambuco, no auge dos investimentos do ex-governador Eduardo Campos e do então presidente Lula (PT). Foi um tempo de vacas gordas, como o povo costuma dizer, e sua gestão deixou marcas em Barra.
Após encerrar seus mandatos, Bebeto indicou como sucessor o seu então motorista, Antônio Carlo, o popular Tony (PP), que venceu as eleições de 2012 com 57,72% dos votos. No entanto, a parceria política entre os dois não durou muito. Com o rompimento, Bebeto virou o principal opositor de Tony e, mais uma vez, mostrou sua força ao eleger Dr. Wilson em 2016.
Hoje, qualquer nome da oposição que deseje disputar a prefeitura precisa, antes de tudo, buscar a “bênção” política de Bebeto, que ainda detém um capital político valioso na cidade. Em Barra de Guabiraba, ele continua sendo peça-chave no xadrez eleitoral da oposição. Com as eleições de 2026 se aproximando, o cenário político de Barra começa a se movimentar, com visão para 2028. A grande expectativa gira em torno de quem terá seu apoio desta vez, já que, historicamente, seu aval tem sido decisivo nas urnas. Resta saber se ele surgirá novamente como protagonista outrora, deixou claro seu desinteresse ou se alguma nova liderança conseguirá quebrar esse ciclo.
Por: CLAUDEMI BATISTA