Ministro acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar ações do parlamentar, filho do ex-presidente Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal ouça Jair Bolsonaro no inquérito que investiga o financiamento de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou que o ex-presidente já admitiu ser o responsável pelas despesas do filho no exterior.
Além de Bolsonaro, Moraes mandou ouvir o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), autor da representação que motivou a investigação. Já Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA, foi autorizado a prestar depoimento por escrito.
A PGR argumenta que Eduardo atua para pressionar autoridades dos EUA a aplicar sanções contra membros do STF, do Ministério Público e da Polícia Federal. Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, essas ações configuram tentativa de intimidação contra agentes públicos e têm relação direta com investigações sobre uma suposta organização criminosa liderada por Jair Bolsonaro, que teria atuado para romper a ordem democrática após a derrota nas eleições de 2022.
Crédito: Pablo Giovanni